Utilização de um framework para a avaliação dos processos de aprendizagem em ensino com atividades maker
Utilização de um framework para a avaliação dos processos de aprendizagem em ensino com atividades maker
"Compreende-se por movimento maker ou cultura maker o conjunto de atividades de ensino que possibilitam o estudante a plena capacidade de desenvolver a capacidade de criação, inovação e empreendedorismo na resolução ou criação de um problema. O movimento maker possui forte dependência com o desenvolvimento dos estudantes nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, matemática e artes (STEAM - Science, Tecnology, Engineering, Arts and Mathematics) e tem sido muitas vezes utilizada como sinônimos nos processos de aprendizagem no Brasil. Embora com o uso difundido, as atividades maker carecem de uma estrutura (framework) avaliativa que seja capaz de qualificar o processo de aprendizagem dos estudantes. Em parte, essa dificuldade aparece devido a realização dessas atividades em espaços não formais de educação, ou seja, as atividades não constam na grade curricular do estudante. O presente projeto, busca realizar uma pesquisa exploratória e bibliográfica no campo teórico, identificando as similitudes e diferenças entre a aplicação do conceito STEAM e das atividades maker no Brasil. Tal pesquisa, deverá dar suporte para a aplicação de um framework que sirva para avaliar quantitativamente o processo de aprendizagem dos estudantes em um espaço maker."
O presente projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Henriques Longaresi e realizado pela discente Érika Sayuri Sakata através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) CNPq.